Marketing de Relacionamento

Você sabe o que é, e o efeito que o marketing de relacionamento pode promover para o seu negócio?

Saiba como explorar essa estratégia e otimize os resultados do seu negócio

Image result for Marketing of relationship

Uma das estratégias mais desafiadoras de um negócio é atrair novos prospectos. De fato, isso custa tempo e muito dinheiro.

Ganhar a atenção de clientes em potencial, com uma história que convença, mostre autoridade e, como consequência, facilite o processo de vendas, pode levar a um investimento inesperado, quando uma das etapas é negligenciada.

Pesquisas indicam que ganhar um novo cliente é cinco vezes mais caro do que manter o interesse daquele que já comprou de você pelo menos uma vez.

Esse é o dilema de muitas empresas: com tantos recursos à disposição, devo atrair novos consumidores ou tentar manter o interesse de recompra daqueles que já tenho?

E nesse sentido, minha resposta seria: ambos!

Nenhuma empresa sobrevive ou cresce se não são adicionados novos clientes a sua base.

Muitas empresas separam as duas funções e destinam diferentes subáreas do departamento de marketing para trabalhar em uma ou outra estratégia.

Novos clientes são considerados transacionais, já que o objetivo é fazer com que eles se tornem consumidores fiéis.

Uma vez que um cliente se torna um consumidor recorrente da sua marca, diferentes estratégias são necessárias para manter esse relacionamento vivo.

E é exatamente nesse ponto que entra o Marketing de Relacionamento.

O Marketing de Relacionamento é uma estratégia que objetiva criar uma relação longa com os clientes. Ao invés de unicamente encorajar uma única venda, o Marketing de Relacionamento fortalece a lealdade entre a marca e o cliente através da comunicação e do fornecimento de produtos e serviços de excelência.

O Marketing de Relacionamento atua na contramão da estratégia de compra e venda, porque na maior parte das vezes não existe um único produto ou oferta ligados a essa estratégia.

Existe algo muito maior envolvido nesse processo, relacionado ao modo de fazer e fechar negócios, visando maximizar a geração de valor não material, que envolve o relacionamento entre a empresa e o cliente.

Afinal, o que é Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento é um termo que vem sendo amplamente valorizado pelas empresas. Isso se deve ao fato do cliente ter ganhado cada vez mais espaço e voz e junto disso, o seu desejo por conhecer a empresa e criar um relacionamento com ela.

Assim, o Marketing de Relacionamento se refere às ações estratégicas da empresa para desenvolver relações fortes e duradouras com os seus clientes.

A intenção é criar uma consciência no consumidor, de modo a posicionar a marca como uma opção de valor na hora que ele fizer uma escolha. E nesse processo, a parte mais importante do relacionamento é a livre comunicação entre empresa e cliente.

Diferente do velho marketing, onde as coisas eram feitas de modo a gerar cada vez mais vendas, no novo modelo de marketing, o melhor caminho é focar em criar uma melhor experiência que não somente ajudará a atrair novos consumidores potenciais, mas também manter aqueles que já existem, por longa data.

O benefício é real e a relação se torna tamanha, que os clientes passam a propagar a sua admiração pela marca.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *